Loja virtual Meus Pedidos Atendimento: (11) 3854-6130 | (11) 5642-0082

IMAblog - Ideias e Aplicações Magnéticas

no blog
no blog na loja

Motor Magnético V-Gate

0

Motor Magnético V-Gate

Projeto elaborado por: Mauro Cardoso – São José dos Campos – SP

O vídeo a seguir descreve os componentes da unidade de neutralização magnética, bem como uma descrição básica do motivo pelo qual o motor V-Gate gira.

Sobre o motor V-Gate

O modelo de motor magnético V-Gate funciona com um princípio bem interessante. Ao redor de um eixo há um rotor, composto por material que não interaja com campos magnéticos. Considerando esse rotor como sendo um cilindro na posição horizontal, são notadas duas importantes distâncias: a altura do cilindro e a media desse valor. Essas serão as distâncias entre os imãs do rotor que determinam o inicio e o fim do movimento continuo respectivamente.

Utilizando imãs de neodímio em formato de cilindros iniciam-se as suas fixações a partir dos extremos da altura do cilindro, inserindo duplas de imãs com seus centros igualmente espaçados da meia altura ou das faces, e deixando uma distância angular previamente calculada entre as retas formadas pelos centros das duplas de imãs.

Adota-se um polo específico para cada lado do cilindro, ou seja, cada dupla forma um conjunto com polo norte e polo sul. A distância entre os imãs de cada dupla é menor quanto mais próximo estiverem de completar a circunferência do cilindro, ou seja, a dupla com imãs mais espaçados é vizinha da dupla com imãs menos espaçados. Por isso o nome V-gate, os imãs estão dispostos ao redor do cilindro formando algo parecido com a letra “V”.

 

Por Equipe IMAblog • 28/09//2017 • Publicado em: Acadêmico, Categoria, Com vídeo, Experiência, Finalidade, Gerador, Impressionante, Laboratório, Neodímio
Tags:,

Enviar comentário:

Os comentários estão fechados.