Motor Homopolar
0Motor Homopolar – Aprenda como fazer
Autor: Equipe IMAshop
Este é o motor elétrico muito simples de ser criado, ótima dica para estudantes que buscam uma aplicação para comprovar os princípios do eletromagnetismo em feiras de ciências.
Sua história
Em 1821, logo que o físico e químico dinamarquês Hans Christian Orsted descobriu o fenômeno do eletromagnetismo , Humphry Davy e o cientista britânico William Hyde Wollaston tentaram, mas falharam ao projetar um motor elétrico.
Faraday, depois de ter discutido o problema com os dois homens, passou a construir dois dispositivos para produzir o que chamou de “rotação eletromagnética”. Um desses, agora conhecido como o motor homopolar, provocou um movimento circular contínuo criado pela força magnética circular em torno de um fio que se estendia a um reservatório de mercúrio em que foi colocado um ímã.
Essas experiências e invenções formaram a base da tecnologia eletromagnética moderna.
Como funciona?
Um motor homopolar tem um campo magnético, juntamente com o eixo de rotação e uma corrente elétrica que em algum ponto não é paralela ao campo magnético. O termo Homopolar refere-se à ausência de uma mudança de polaridade.
Como a maioria das máquinas eletro-mecânicas, um motor homopolar é reversível: se o condutor é girado mecanicamente, ele funcionará como um gerador homopolar, produzindo uma tensão de corrente contínua entre os dois terminais do condutor.
Crie seu próprio motor homopolar.
– Pilha Alcalina AA;
– Fio de Cobre (aproximadamente 30cm);
– 2 Ímã de Neodímio N35 Disco 11×5 mm.
Confira no vídeo abaixo e veja como é fácil fazer seu motor homopolar!
Fontes: wikepedia.org e mecanicaindustrial.com.br
Enviar comentário:
Os comentários estão fechados.